Data 03/03/2016

Centro de Inovação, FACIN e ThoughtWorks selecionam projetos de software para desenvolvimento

Uma parceria entre o Centro de Inovação, a Faculdade de Informação da PUCRS e a ThoughtWorks selecionará projetos de software para serem desenvolvidos e executados ao longo de quatro meses na Incubadora de métodos ágeis, a Aceleradora Ágil. A seleção é aberta a todas as pessoas interessadas; não é necessário ter conhecimentos de TI para enviar sua proposta.

A aceleradora é um programa de formação de times ágeis para alunos(as) de graduação. Nesta edição serão 12 alunos(as), com dedicação de 6 horas diárias, desenvolvendo um produto durante aproximadamente quatro meses (de maio a agosto, com o apoio de mentores(as) do Centro de Inovação e ThoughtWorks).

Nas últimas edições o programa desenvolveu os projetos Comer com Saber, OngariumRegistro Livre e e-Practice.

Cada interessado deve submeter até 31/3 um breve parágrafo explicando o projeto, sua relevância, sua situação atual e objetivos. Os projetos ou eventuais dúvidas devem ser enviados para ci@pucrs.br.

 

A seleção dos projetos terá os seguintes critérios:

•          Motivação: os(as) alunos(as) poderão priorizar os projetos de acordo com os seus interesses de aprendizado e fatores de motivação.

•          Disponibilidade do cliente: cada projeto deverá ter um cliente responsável, comprometido com o resultado do projeto, com disponibilidade de acompanhar o time semanalmente, tirando dúvidas e validando o que é entregue (mínimo de 8 horas semanais).

•          Apoio ao aprendizado: capacidade que o contexto do projeto tem de apoiar o aprendizado das práticas de processo, negócio e técnicas que são objetivo do processo de aceleração.

•          Simplicidade: capacidade que o projeto tem de ser implementado utilizando componentes e tecnologia que demandem um baixo esforço de aprendizado para o time.

•          Com viabilidade de mentoria técnica: existência de capacidade de mentoria na tecnologia e plataforma utilizadas.

 

Além disso, serão priorizados projetos de impacto comunitário e social.

Os projetos pré-selecionados serão convidados a fazer uma apresentação de cinco minutos no dia 12 de abril pela manhã, que será seguida de um breve espaço para questionamento por alunos(as) e mentores(as).

As pessoas interessadas em submeter projetos precisam necessariamente autorizar que o código desenvolvido por alunos(as) possa ser mantido de forma aberta, não havendo restrições ao uso desse código posterior ao desenvolvimento pela turma da aceleradora.

 

Sobre a ThoughtWorks

A ThoughtWorks é uma empresa de software e uma comunidade de pessoas apaixonadas e guiadas por propósitos, especialistas em consultoria, entrega e produtos de software. Pensamos de forma disruptiva para entregar tecnologia que atenda aos maiores desafios de clientes, ao mesmo tempo que buscamos revolucionar a indústria de tecnologia e promover mudanças sociais positivas. Criamos ferramentas pioneiras para times de desenvolvimento que aspiram ser grandiosos. Nossos produtos ajudam organizações a melhorar constantemente e entregar software de qualidade para suas necessidades mais críticas. Fundada há mais de 20 anos, a ThoughtWorks cresceu de um pequeno grupo em Chicago para uma empresa de mais de 3500 pessoas, espalhadas em 34 escritórios e em 12 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, Equador, Alemanha, Índia, Singapura, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.